22.03.2016

Como ir de Havana a Varadero, Trinidad, Santiago de Cuba e Cayo Largo

Como ir de Havana a Varadero, Trinidad, Santiago de Cuba e Cayo Largo

Em minhas andanças por Cuba, eu viajei em ônibus de linha, excursão, avião de companhia cubana, barco e taxi coletivo. Percorri 5 cidades, mais da metade do país, gastando pouco (com algumas exceções) e com conforto.

Qual é o melhor jeito de circular pela ilha? Depende do tempo disponível, do trajeto e até da direção que você está seguindo. Faz uma diferença enorme se você está chegando ou saindo de Varadero, por exemplo.

Um bom ponto de partida é derrubar preconceitos. Os carros são velhos? Sim, a maioria. Mas também há taxis novos, ônibus confortáveis e boas estradas. Veja o que eu aprendi na prática.

De ônibus

Ônibus da Viazul

Ônibus da Viazul

Os ônibus da companhia estatal Viazul ligam as principais cidades e são confortáveis e climatizados. Eu viajei neles de Havana a Varadero e de Varadero e Trinidad e gostei bastante.

Como pesquisar reservar:
O site da Viazul é bem completo, com horários, preços e duração do percurso. Pode-se comprar a passagem pelo site e receber o bilhete por e-mail. Chegue ao terminal com o passaporte e a cópia da passagem com uma hora de antecedência.

Como comprar passagem em Cuba:

Terminal da Viazul em Havana

Terminal da Viazul em Havana

O ideal é comprar as passagens nos terminais da Viazul um dia antes da viagem. Se você está chegando de ônibus, aproveite para garantir a passagem para o destino seguinte.

Em Havana, o terminal fica fora do centro e eu não quis gastar tempo e o dinheiro do taxi para ir e voltar. Cheguei uma hora antes, como me orientaram. Quem comprou a passagem pelo site embarcou sem problemas. Os outros, eu inclusive, ficaram torcendo para sobrar lugar no ônibus para Varadero.

Não por acaso, vários taxis coletivos esperavam do lado de fora. Em quatro pessoas, o valor para cada quase igual ao da passagem. Vários turistas formaram grupos ali mesmo e seguiram viagem de carro.

*Dica: Antes que você se anime muito, é bom dar uma olhada no carro. Por mais conservados que estejam, são veículos da década de 50. Eu consegui a passagem e preferi ir bem quietinha no conforto do ônibus. 😉

De taxi coletivo

Taxi coletivo que peguei em Havana.

Taxi coletivo que peguei em Havana.

Pode parecer estranho para quem não conhece Cuba, mas os taxis coletivos são uma opção barata para viajar em quase toda a ilha.

Em Havana, eles trabalham em sistema de lotação ou como taxi particular mesmo, cobrando mais barato que os taxis oficiais. Escrevi um post inteiro sobre como circular em Havana:

Transporte em Havana: entre ônibus, bicitaxis e almedrones.

Para ir de uma cidade a outra, há taxi coletivo de todo tipo. A maioria é de carros antigos, mas já existem veículos novos fazendo o transporte.

Onde encontrar:
Taxi em CubaOs taxis coletivos lotam as ruas e pontos perto dos terminais da Viazul. A única identificação é um cartão escrito Taxi no painel e um selo. Os motoristas têm autorização do governo e pagam impostos.

Andei em vários destes carrões anos 50 em Havana mas confesso que fiquei com receio de encarar viagens mais longas. Para você ter uma ideia, seria como viajar de carro no Brasil 30 anos atrás. Sem congestionamento, mas também sem ar condicionado nem cinto de segurança.

Só usei o taxi coletivo para ir de Trinidad a Havana. Mas neste caso, era um carro novo. O dono da casa onde fiquei hospedada fez o contato e o motorista me buscou na hora combinada. O carro tinha ar condicionado, três fileiras de assentos e éramos apenas quatro passageiros. O percurso durou quatro horas, com uma parada no caminho.

Trinidad: o que fazer, ver e ouvir na cidade mais charmosa de Cuba

Para conseguir um taxi coletivo novo para ir de uma cidade a outra, peça indicação no seu hotel ou casa particular.

*Importante:
Em Varadero e nos cayos, não há taxis coletivos e os taxis oficiais cobram tarifas exorbitantes para sair da cidade. A única saída é o ônibus.

Avião

Avião que leva a Cayo Largo

Avião que leva a Cayo Largo

Para voar dentro da ilha, é preciso comprar passagem da Cubana de Aviação ou da Aerogaviota em uma agência de turismo.

Como pesquisar e comprar a passagem aérea
O site da Cuba Travel Network tem horários e preços entre principais cidades do país. Dá pra comprar pelo site. O bilhete chega por e-mail.

A Cubaturtambém vende passagens para Cayo Largo, além de passeios e excursões. Eu entrei em contato com as duas agências por e-mail e recebi as respostas em poucas horas.

O avião pode ser uma boa opção para o trajeto entre Havana e Santiago de Cuba, principalmente para economizar tempo. Para outros roteiros, acho um gasto desnecessário. É caro e as distâncias não justificam.

Já para Cayo Largo, ao sul de Cuba, não há opção. Só se chega de avião mesmo. Mas este é um caso em que pagar uma excursão ou um pacote incluindo passagem e hotel vale mais a pena do que reservar tudo separado.

Eu optei por uma excursão de um dia incluindo passagens, refeições e passeios de barco. Comprei em uma agência de Havana. O voo durou meia hora e foi tranquilo.

Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo

Excursões rodoviárias

Estrada cubana

Estrada cubana

Não é a minha forma preferida de viajar, mas foi a melhor que encontrei para chegar ao Valle de Viñales, a oeste de Havana.

Entre Havana e Viñales são pouco mais de três horas de ônibus, mas os horários da Viazul não permitem um bate-e-volta razoável. Só vale a pena se você ficar pelo menos uma noite lá.

Como as principais atrações são distantes umas das outras, um taxi a partir de Havana custaria uma fortuna. Eu ficaria mais tempo se pudesse, mas a excursão serviu para ter uma boa ideia da região.
Cuba: O Valle de Viñales

Há excursões interessantes de um dia também a partir de Varadero e Trinidad. Os pacotes são vendidos em agências de turismo estatais que funcionam nas ruas e nos grandes hotéis. Não há diferença de preço.

Comparativo de preços e tempo de deslocamento

Ônibus da Viazul de Varadero para Trinidad.

Ônibus da Viazul de Varadero para Trinidad.

De HAVANA A VARADERO
Cotação: 1 CUC = 1 dólar. Preços em abril de 2015.
Em ônibus da Viazul: 3 horas de viagem ,10 CUC. Some o taxi até o terminal, 5 CUC em média.
Taxis coletivos: 2 horas de viagem, 15 CUC por pessoa se houver um grupo de 4. Preço que encontrei diante da agência da Viazul. Negociável.
Transfer do hotel de Havana ao hotel em Varadero : 20 CUC. Levando em conta o custo do taxi até o terminal de ônibus, pode ser um bom negócio.

DE HAVANA A TRINIDAD
Em ônibus da Viazul: 7 horas de viagem, 25 CUC
Taxis coletivos: 35 CUC (fiz o percurso Trinidad- Havana), 4 horas de viagem. Pode sair mais barato em carros menores ou mais simples.

DE HAVANA A CAYO LARGO
Passagem aérea: 160 CUC. Compre por site ou nas agências de turismo locais.
Excursão de 1 dia, incluindo passagem aérea, refeições e passeios de barco: 199 CUC.
Pacote de duas noites, incluindo passagem aérea e hotel: 280 CUC.

DE VARADERO A TRINIDAD
Em ônibus da Viazul: 6h50, 20 CUC
Em taxis oficiais: chegaram a pedir 140 CUC!!!!!. Não há taxis coletivos.
Excursão de um dia incluindo Santa Clara, Cienfuegos e Trinidad: 93 CUCs

DE HAVANA A SANTIAGO DE CUBA
Em ônibus da Viazul: 16h em média, 51 CUC
De avião: 3h de voo, 131,51 Euros

De HAVANA A VIÑALES
Em ônibus da Viazul: 3h10, 12 CUC
Excursão (das 07h30 às 18h00): 59 CUCS. Pagamento com cartão de crédito tem acréscimo de 3%.

É isso. Se você escolher o meio de transporte com antecedência, com certeza vai ganhar tempo, melhorar seu roteiro e economizar dinheiro em sua viagem a Cuba.

FOTOS: CASSIANA PIZAIA

——————————–
Quer saber mais? Dê uma olhada nestes posts sobre Cuba.

Dicas para planejar a viagem

Quanto custa viajar para Cuba
Hospedagem em casa particular, como escolher e reservar
Transporte em Havana: entre ônibus, bicitaxis e almendrones
– O que ( e onde) comer em Havana
Cuba: O que conhecer além de Havana
Praias de Cuba: Varadero ou Cayo Largo

Passeios e destinos:

O que fazer em havana: um roteiro pelo centro histórico
O que ( e onde) comer em Havana
Varadero: como ir, reservar hospedagem e circular sem pacote
Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo
O Valle de Viñales

postado por Cassiana Pizaia

Deixe seu comentário: