Varadero

Cuba | Varadero: Dicas de como ir, reservar hospedagem e o que fazer sem pacote

Cuba | Varadero: Dicas de como ir, reservar hospedagem e o que fazer sem pacote
12 jun 2015
Atualizado em: 20/11/2017

Em Varadero não tem erro. Por mais que você ande, as praias são exatamente como aparecem em todas as fotografias. Uma longa faixa de areia fina e branca diante de um mar morno e translúcido, de uma cor difícil de processar quando se chega ao Caribe pela primeira vez. Seria …esmeralda?

O conforto do outro lado da areia ajudou a construir a fama de paraíso preferido entre os todos os paraísos cubanos. A península recebe sozinha um terço de todos os turistas que desembarcam em Cuba.

Varadero tem o maior conjunto de hotéis da ilha. São mais de 50, a maioria com 4 ou 5 estrelas, sistema “tudo incluído” e grandes estruturas de laser com saída exclusiva para o mar, serviço de praia, piscinas, restaurantes e atividades recreativas.

 

Resort em Varadero

A sucessão de grandes hotéis é quase uma atração turística. Eles ocupam de ponta a ponta os 22 quilômetros de praia da estreita península de Hicacos, que tem uma largura média de apenas um quilômetro.

O interesse turístico por este pequeno pedaço de terra que avança em direção ao Estreito da Flórida não é novo. Na década de 50, antes da Revolução Cubana, Varadero não era só um paraíso natural. Mas também o da droga, da bebida e da máfia americana.

O sistema de enclave turístico surgiu no começo da década de 90. Cuba precisava do turismo para sair da crise financeira após o fim da União Soviética. As grandes redes internacionais de hotéis toparam a sociedade com o estado e passaram a administrar os hotéis antigos e a construir novos.

 

Como ir a Varadero 1

 

Uma razão bem prática estimula as viagens até Varadero. A península fica a menos de 140 quilômetros de Havana, um percurso rápido por uma rodovia asfaltada que passa lindamente perto da costa.

Ao contrário de outras regiões em Cuba, em que as duas moedas nacionais convivem, aqui tudo é pago em CUC, o peso convertível equiparado ao dólar. E nada é barato.

Por conta disso e dos relatos que li na internet, imaginei encontrar um lugar completamente isolado da vida cubana. Varadero, como a maioria dos cayos, ainda tem realmente um ambiente essencialmente turístico. Mas as coisas começam a mudar, acompanhando as transformações no restante da ilha.

Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo

Ao contrário de Cayo Largo, Varadero já deixou, por exemplo, de de ser o território exclusivo dos estrangeiros. O número de turistas cubanos durante o verão, que vai de julho a agosto, só é menor que o de alemães. O taxista que me levou ao terminal de ônibus em Havana me contou que passa as férias em Varadero.

A maioria dos turistas do país fica na região do centrinho, onde estão os hotéis mais antigos. Começa a surgir também a hospedagem em casa particular. E os paladares, que se multiplicam pelo país inteiro, ganham aqui uma forma mais praiana com bares temáticos, pizzarias, restaurantes de comida italiana.

 

Praia de Varadero

 

O público se diversifica, já há alguma vida social fora dos hotéis. Ainda assim, Varadero é o que pretende ser: um lugar para aproveitar o sol e o mar do Caribe com a maior tranquilidade possível.

—————

Como ir de Havana a Varadero

ÔNIBUS VIAZUL
Os ônibus para Varadero saem todos os dias do terminal da empresa em Havana. São confortáveis, tem ar condicionado e fazem parte do percurso à beira-mar. Tente sentar-se do lado do motorista para aproveitar a paisagem.

Saídas: às 06h00, 08h00 e 13h00. O tempo de viagem é de 2h45 em média.
Preço: 10 CUC (10 dólares)

Explico como ir de Havana a outras cidades cubanas neste post:

Como ir de Havana a Varadero, Trinidad, Santiago de Cuba e Cayo Largo

Como comprar a passagem:
– Pelo site da Viazul: A compra deve ser feita com uma semana de antecedência. Depois da confirmação do pagamento, a empresa envia um comprovante pelo e-mail. Este documento deve ser apresentado junto com o passaporte uma hora antes do embarque.

– No terminal da Viazul: O ideal é comprar na véspera. Eu consegui o bilhete no mesmo dia do embarque, mas isso só é possível se houver lugar disponível. Para aumentar as chances, entre na fila cedo, pelo menos uma hora antes da saída.

Como ir do terminal da Viazul ao hotel:
O terminal de ônibus fica longe da maioria dos hotéis e os taxis cobram em média 5 CUC (5 dólares) pelo percurso. A opção mais econômica é pegar o Varadero Bech Tour, o ônibus que faz o city tour. O preço é o mesmo, mas o bilhete vale para o dia todo. O ponto fica na Avenida 1ª. Saia pela direita do terminal e caminhe uma quadra até a 1ª. O Ponto fica à direita, um pouco depois da esquina.

TAXI COLETIVO
Se estiver em grupo, é fácil negociar o trajeto nos taxis coletivos entre Havana e Varadero. Alguns deles esperam os turistas em frente à Viazul e cobram 15 CUC por pessoa. Vários grupos acabam se unindo ali mesmo no terminal. É uma opção se você não encontrar passagem ou quiser chegar mais rápido. Dê uma olhada no carro antes da viagem. A maioria é antiga, sem cinto de segurança.

TRANSFER ENTRE HAVANA E VARADERO
Onde comprar: Quase todas as agências de turismo de Havana vendem o transfer até os hotéis de Varadero. Procure comprar com 2 dias de antecedência, principalmente na alta temporada. Quem está hospedado em casa particular, pode pegar o ônibus no hotel mais próximo.
Preço: 25 CUC (25 dólares). É uma boa opção se você levar em conta que não vai precisar pagar o transporte até os terminais da Viazul em Havana e Varadero (10 CUC no mínimo). A única desvantagem é o tempo perdido. O ônibus passa em todos os grandes hotéis da capital e depois em todos de Varadero. Haja paciência.
—————————

COMO IR DE VARADERO A HAVANA OU A OUTRAS CIDADES DE CUBA

Ao contrário das maiores cidades do país, como Havana e Trinidad, não existem taxis particulares em Varadero. Usar o serviço de taxi oficial para sair da cidade é quase inviável. Chegaram a me pedir 150 dólares para ir até Trinidad! Os ônibus acabam sendo de longe a opção mais barata.

ÔNIBUS VIAZUL
O site da empresa é bem prático e mostra todas as linhas que a Viazul oferece entre as cidades cubanos, com preços e horários de partida e partida e chegada. Algumas delas:

Linha Varadero – Havana
Saídas: às 12h35, 16h35 e 20h10. O tempo de viagem é de 2h40 em média.

Linha Varadero- Trinidad
Saída: às 07h30. A viagem leva 4h30.
Preço: 20 CUC (dólares)
Se preferir comprar a passagem em Varadero, procure o terminal da Viazul de preferência até às 16h da véspera. Para comprar no dia do embarque, a situação é a mesma de Havana. Chegue antes e, se for alta temporada, torça pra sobrar lugar. O problema é que, se não sobrar, não existe taxi coletivo para salvar a pátria.
—————————–

Onde se hospedar em Varadero

CASA PARTICULAR

As opções ainda não são muitas, até pelo tamanho do povoado, mas já é possível sim alugar quarto em residência particular em Varadero. Os preços seguem a média do país, de 25 a 30 CUC (25 a 30 dólares) pelo quarto duplo.

As casas que oferecem o serviço ficam todas no centrinho, fora da orla. Chegar até a praia a pé é fácil, mas os melhores lugares para banho ficam mais distantes, perto dos resorts.

Uma brasileira que estava hospedada em casa particular me contou que foi barrada nos hotéis que controlam o acesso à praia.

Não tive este problema em nenhum deles, provavelmente porque estava com a pulseira do meu hotel. Mas depois, caminhando pela Punta de Hicacos, no extremo da península, vi que algumas ruas, cercadas por hotéis novos, chegam até a areia. É só pedir para o motorista do ônibus parar perto de uma delas. Explico como reservar quartos em casas cubanas neste post:

Hospedagem em casas particulares em Cuba: como escolher e reservar

COMO ESCOLHER HOTEL EM VARADERO

 

Onde se hospedar em Varadero

 

A qualidade dos hotéis, de maneira geral, vai melhorando à medida que se aproximam do extremo da península.
No centro, ficam as instalações mais simples e antigas, usadas principalmente por cubanos. Os maiores hotéis começam a surgir na parte intermediária, perto da Av. das Américas. E os resorts mais novos e luxuosos ficam na Punta de Hicacos, a região que só foi ocupada nos últimos anos.

Na temporada alta, de novembro a abril, os preços cheios dos resorts all inclusive vão de 100 a 300 dólares (quarto duplo mais simples). Mas podem cair pela metade na época dos furacões do Caribe, entre setembro e outubro, e subir muito nas festas de fim de ano. Também há descontos frequentes em outras épocas do ano.

COMO RESERVAR HOTEL EM VARADERO

Os grandes sites de reservas on-line como o booking.com não trabalham com os hotéis de Cuba devido ao bloqueio comercial americano.

No Tripadvisor, os preços não aparecem, mas é possível ler as avaliações dos hóspedes sobre os hotéis da ilha, inclusive Varadero. É um bom lugar para ter uma idéia geral das opções disponíveis.

Para verificar preços, ver disponibilidade e fazer a reserva, entre diretamente no site do hotel ou das redes. As principais redes que operam em Varadeiro são a Iberostar, a Blau-hotels e a Meliá, com 10 unidades na península.
Faça a reserva com antecedência. Com o crescimento do turismo em toda Cuba, os quartos dos hotéis com custo/benefício mais vantajoso podem se esgotar rapidamente.

Os hotéis aceitam normalmente os pagamentos com cartão de crédito, com exceção daqueles emitidos por banco americano.
*Atenção: Em vários hotéis de Varadero, o check-in começa às 16h. Dependendo do seu horário de chegada, considere pagar a taxa extra para antecipar a entrada.
——————–

HOTEL SOL SIRENAS CORAL

 

Hotel em Varadero

 

Escolhi este hotel pensando em aliar o conforto de um resort com tudo incluído e um valor mais acessível para os padrões de Varadero.

O Sol Sirenas Coral tem o menor preço entre as unidades administrado pela Rede Meliá na península. Paguei 120 dólares em abril, no final da alta temporada.

Minha Avaliação:

Localização:
O hotel fica na Avenida das Américas, que neste trecho corre paralela à Autopista, a estrada que percorre a enseada de ponta a ponta. É uma região agradável e tranquila, com muitas árvores e belos jardins.

A localização, na parte intermediária da península, agilizou os deslocamentos para o centro. O Varadero BeachTour para perto de quase todos os hotéis e quem fica no extremo da península faz toda a via-crúcis na ida e na vinda.

Estrutura:
Como reservar hotel em Varadero

 

O Sol Sirenas Coral , na verdade, une dois hotéis com a mesma estrutura de lazer. Há vários bares, restaurante, serviço de praia, uma bela piscina e as atividades típicas de resort. Os prédios, que não são novos, já tem sinais de desgaste. Mas nada que incomode muito. Meu quarto era confortável. A melhor parte é sacada, com uma bela vista para a piscina e o mar.

Serviço:
Não tive problemas de forma geral.O sistema de reservas e pagamento funcionou perfeitamente e os funcionários são solícitos.

Alimentação:
Em minha opinião, é o grande problema deste hotel. O almoço é até razoável com variedade de opções, inclusive de sobremesas. Mas o jantar no sistema de buffet é um verdadeiro desastre.

Quem não conseguiu reserva no jantar temático, tem que se contentar com as sobras do almoço. Sem nenhum disfarce. Os pedaços de torta, por exemplo, vão todos parar no mesmo prato no buffet de sobremesas. Faltam pratos, copos e talhares à disposição. Os funcionários, em menor número, também parecem bem menos dispostos neste horário.

Para o jantar temático, é preciso fazer a reserva com um dia de antecedência já que as vagas se esgotam bem rápido ( talvez para escapar da tragédia do buffet).

Praia:
Perfeita!!! 🙂

 

Varadero - Cuba 1
——————–

O que fazer em Varadeiro (além de curtir a praia)

 

Como é Varadero II

 

Quando você se cansar do seu pedaço de areia, pegue o Varadero Beach Tour. O ônibus tradicional de dois andares percorre toda a península, para em alguns pontos do centro e nos principais hotéis.

Após o centro, o trajeto segue em linha reta pela Autopista del Sur, que margeia a Baía de Cárdenas e desvia em algumas ruas menores que levam aos hotéis. Dá para descer perto de um deles, conhecer a praia e pegar o ônibus de novo até outro ponto.

A maior atração do caminho é a Mansão Xanadu, a antiga casa de um milionário americano que comprou metade da ilha por uma ninharia na década de 20 e fugiu de Cuba após a Revolução. A casa hoje é um restaurante cercado por um gigantesco campo de golfe.

 

Centro de Varadero

 

No centrinho, você encontra algumas lojas e muito artesanato e couro e madeira. Há também vários bares e restaurantes. Um deles fica dentro do Parque Josone, na Avenida 1ª , que tem também um belo lago e bastante espaço verde.

As agências de turismo que funcionam dentro dos hotéis oferecem excursões para cayos e outras regiões da ilha. Uma delas percorre em um dia as cidades de Trinidad, Cienfuegos e Santa Clara. O passeio custa 90 CUC (dólares), sai às 07h e volta às 21h.

Trinidad: o que fazer, ver e ouvir na cidade mais charmosa de Cuba

Como não faz muito sentido pagar para ficar o dia inteiro fora de um resort all inclusive, a maioria dos turistas acaba mesmo aproveitando o mar e as regalias do hotel.

 

Varadero - Cuba

 

*Observação: Uso o dólar como referência porque o CUC normalmente mantém a paridade com a moeda americana. Mas não é interessante levar dólares porque há um deságio de 10% na hora do câmbio. Leve euros. Dou mais dicas para planejar sua viagem a Cuba neste post:

Cuba: Guia de Viagem barata e independente

Fotos: Cassiana Pizaia
———————-

Você pode se interessar também por:

Cuba: O que já mudou na ilha
O que fazer em Havana: roteiro de três dias
Cuba: De Sierra Maestra ao Museu da Revolução
O incrível Valle de Viñales, em Piñar del Rio
Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo
Quanto custa viajar para Cuba com economia

por Cassiana Pizaia
compartilhe:

Veja também:

comentários

  1. Renato Rolim
    23 jun 2016

    Olá,

    Eu tenho uma dúvida e acabei não vendo se você informou.

    É necessário algo além do passaporte para entrar em Cuba?

    Deixo meu celular pois queria tirar umas dúvidas e pegar algumas dicas

    11-97310-4743

  2. O blog mais completo para o charmoso destino que encontrei. Obrigada pelas dicas, já anseio por minha viagem.

    • Cassiana Pizaia
      30 out 2017

      Eu é que agradeço, Cíntia. Tenha uma ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *