Manaus

Onde se hospedar em Manaus: ficar no centro vale a pena?

Onde se hospedar em Manaus: ficar no centro vale a pena?
16 mar 2015
Atualizado em: 25/08/2017

Ficar no Largo de São Sebastião, onde está o Teatro Amazonas, tem várias vantagens. O local mais seguro do centro é cercado de atrações turísticas, tem boa comida, informação, arte. E o principal, um ambiente delicioso onde turistas e moradores se encontram para aproveitar a fresca da noite e jogar conversa fora.

-> Manaus: O Teatro Amazonas

O centro é o melhor lugar pra se hospedar em Manaus? Sim e não. Depende de seu estilo de viagem, de seu humor e até de sua resistência física. Eu fiquei bem diante do Largo, em frente ao teatro, em um anexo do Hotel Boutique Casa Teatro. Gostei muito mas, tenho que admitir, não é pra todos…

O Teatro Amazonas está logo ali, onipresente com sua cúpula de pastilhas verdes e amarelas. Tirei a foto do início do texto do terraço do hotel enquanto descansava de um dia puxado sob o sol do equador.

O que fazer no centro de Manaus 3Onde ir em Manaus Lá embaixo é onde tudo acontece. Entrei no Serviço de Informações Turísticas e saí de mapa na mão rumo às outras atrações do centro. Tem um ponto de taxi bem ao lado da praça e várias agências se você quiser comparar os preços de passeios turísticos.

-> Manaus: o que fazer entre a cidade, o rio e a floresta

Entre um roteiro e outro, sobrou tempo para conhecer as pequenas galerias de arte, experimentar os sabores de frutas regionais na Sorveteria Glacial (deliciosos!) e escolher uma lembrança entre as preciosidades da Galeria Amazônica, uma loja que vende artesanato feito por tribos da Amazônia.

Galeria Amazônica

Galeria Amazônica

O melhor do Largo chega com o fim de tarde. Era a minha hora de matar as saudades de um cafezinho no ambiente climatizado da Confeitaria do Largo. Devidamente acompanhado de ótimos docinhos portugueses!

Com o frescor, os estudantes e artistas de rua começam a chegar. As mesinhas migram para a calçada. E a Banca do Tacacá da Gisela começa a servir as cumbucas com a famosa sopa amazonense. Mais tarde dá para comer um ótimo peixe ali mesmo, nos restaurantes próximos. E jogar conversa fora, que a região é segura, bem policiada o tempo todo. Daí por diante, a noite é uma criança.

-> O que comer em Manaus

É aí que está o problema.

Você pode estar morto, absolutamente destroçado depois de um dia de muito calor, entre rios, florestas e bichos. Mas não vai conseguir dormir cedo.

O que fazer em Manaus à noite A música ao vivo, com repertório para todos os gostos, começa no jantar. E não para antes da meia-noite. Pode ser bom, se você curte MPB de bar e consegue juntar energia para umas cervejinhas no Bar do Armando. Ou não…

Meia-noite não é tão tarde assim, você e a prefeitura podem estar pensando. Realmente não é. O problema é que, mesmo que esteja ainda absolutamente quebrado, você não vai conseguir acordar em horário de gente em férias.

Largo de São Sebastião em Manaus Tudo por causa dos sinos da Igreja de São Sebastião, há exatos 128 anos tomando conta da praça. Religiosamente, e estou sendo literal neste caso, os sinos começam a badalar às 6 horas da manhã com um belo arranjo musical.

Quinze minutos depois, as badaladas retornam numa versão reduzida. Mais quinze e elas voltam. Isso mesmo, os sinos badalam de quinze em quinze minutos, de novo e de novo…

Pode ser bom. Para começar a aproveitar Manaus sob um calor menos infernal. Mas também pode ser beeeem ruim…

Tenho a dizer que, apesar de tudo, não mudei de hotel. Sabem como é…. O teatro, o tacacá, o doce português, as galerias, as mesinhas na calçada até tarde. Concluí que dormir muito não era minha prioridade em Manaus.

Sem contar que, na terceira noite, peguei no sono no meio de uma canção do Gonzaguinha.

Onde ficar no centro de Manaus

O Hotel Boutique Casa Teatro

Ficamos hospedados em um anexo do Hotel Boutique Casa Teatro. É um hotel agradável e com preço acessível. Compensa o pequeno espaço interno com ambientes bem decorados com peças de artesanato local.

Prédio principal do Hotel Boutique Casa Teatro

Prédio principal do Hotel Boutique Casa Teatro

O prédio principal do hotel fica na Rua 10 de julho, que passa pela lateral do Teatro Amazonas, a poucos metros do Largo. Oferece alguns quartos convencionais ( também pequenos) e outros no estilo cabine de navio ( menores ainda), com banheiro coletivo. O espaço de convivência no terraço tem vista frontal para o Teatro Amazonas.

Hotel Boutique Casa Teatro - AnexoHotel Boutique Casa Teatro - Anexo I O anexo fica fora do prédio principal, no segundo piso de um edifício bem em frente ao Teatro Amazonas. É, na verdade, um grande apartamento de 3 quartos, remodelado para hospedar parte da seleção de Portugal durante a Copa do Mundo.

O ambiente tem sala de estar, jantar, cozinha e três suítes bem decoradas no mesmo estilo do Casa Teatro. Um ótimo custo-benefício para grupos ou famílias. As suítes também podem ser reservadas separadamente.

Os hóspedes tomam o café da manhã e utilizam os espaços de convivência no prédio principal.

Como viajávamos em família e não havia outros hóspedes no anexo, aproveitamos bem o espaço. A entrada do edifício dá direto para a rua, bem em frente ao Largo e ao teatro Amazonas , e não há porteiro. Mas, como disse antes, a região é bastante segura e não houve problemas. O único inconveniente é mesmo o barulho.

FOTOS: CASSIANA PIZAIA
————————

MAIS SOBRE MANAUS

-> Manaus: o que fazer entre a cidade, o rio e a floresta
Manaus| A caminho do Encontro das Águas
Manaus| O que ver depois do Encontro das Águas
O que comer em Manaus
Manaus| Ritual indígena na Reserva do Tupé

por Cassiana Pizaia
compartilhe:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *