06.12.2015

As melhores praias de Cuba: Varadero ou Cayo Largo?

As melhores praias de Cuba: Varadero ou Cayo Largo?

Praia bonita é o que não falta em Cuba. Nos pacotes, Varadero ainda é imbatível mas os brasileiros começam a descobrir os cayos, as pequenas ilhas ao redor da grande ilha-mãe.

Na minha temporada cubana, eu estive em Varadero, ao norte, e em Cayo Largo, ao sul da ilha. As duas praias mais famosas de Cuba estão dentro daquele padrão “praia paradisíaca do Caribe de perder o fôlego”, com areia branca e água azul-turquesa. Para qual delas é melhor viajar? A reposta vai depender muito do seu estilo de viagem. Pra facilitar a sua escolha, conto aqui minhas impressões sobre cada uma delas.

Varadero

Praia de Varadero.

Praia de Varadero.

Não é por acaso que a combinação Havana e Varadero virou um clássico das agências de viagem. A grande vantagem é o acesso rápido e barato a partir de Havana. Entre uma e outra, são apenas 150 km por uma bela estrada à beira-mar.

Varadero fica na Península de Hicacos, uma faixa estreita de terra com 20 quilômetros de extensão ocupados basicamente por grandes hotéis e resorts à beira-mar com sistema tudo incluído. Você sai do hotel, pisa direto na areia e fica por lá.

Desde a década de 70, Varadero funciona como um enclave turístico. Hoje existe alguma vida noturna fora dos hotéis nos bares e restaurantes no centrinho. Mas o programa principal ainda é aproveitar a estrutura dos hotéis.

Para os mais inquietos (tipo eu!), há também excursões de um ou dois dias. Mas não me pareceu muito lógico pagar uma diária salgada sem aproveitar o hotel e ainda por cima desembolsar mais ainda em um bate-volta. O melhor negócio em Varadero é curtir a praia mesmo. Se você quer ir pra lá, dê uma olhada nas dicas deste post:

Varadero: Como ir, como reservar hospedagem e circular sem pacote

Os cayos

Praia Sirena, Cayo Largo.

Praia Sirena, Cayo Largo.

Cuba tem centenas de cayos, divididos em cinco arquipélagos. Ao Norte, as mais turísticas são Cayo Santa Maria, Cayo Guillermo e Cayo Coco, com aeroporto internacional e uma estrada construída sobre diques ligando as ilhas ao continente.

Cayo Largo, faz parte do arquipélago de Canarreos, ao sul de Cuba. A pequena ilha fica mais distante da costa, com acesso apenas por avião (meia hora de voo a partir de Havana). Eu fui pra lá numa excursão de um dia a partir de Havana.

->Um dia de paraíso na ilha de Cayo Largo, em Cuba

Até pela dificuldade de acesso, a sensação é de estar em um mundo à parte, totalmente distante do cotidiano de Cuba. Não existem vilas nem cidades. Toda a vida social está concentrada nos resorts, localizados em um canto da ilha. O resto é natureza, natureza e natureza. O tipo de lugar que faz você esquecer de vida.

A diferença mais importante em relação a Varadero é que Cayo Largo não se resume a uma longa e bela praia. Em torno dela, há dezenas de bancos e areia e ilhotas cercadas por com águas rasas e transparentes, em diversos tons de azul.

Praia de Cayo Largo do Sul.

Praia de Cayo Largo do Sul.

Os passeios de barco são o melhor programa por lá. Em apenas um dia de excursão, eu mergulhei perto de corais, vi iguanas, aves e peixes, nadei em gigantescas piscinas naturais e ainda passei algumas horas na praia mais bonita da ilha. E bota bonita nisso! 

Fazer um passeio independente em um lugar destes não faz muito sentido. Optar por uma excursão ou um pacote com uma ou duas diárias fica mais barato que pagar hospedagem e passagem separadamente. E ainda tem a vantagem de incluir os passeios que você teria que contratar de qualquer forma.

O que vale mais a pena, Cayo Largo ou Varadero?

Do ponto de vista logístico e econômico, Varadero é mais interessante. A oferta de hotéis é muito maior. Dá para chegar e sair de ônibus de linha e circular pela península em ônibus turístico. Ou seja, você fica muito menos dependente de agências ou operadores turísticos.

Contudo, todavia, porém…

Se dinheiro não for problema, ou se você (como eu!) economizou no resto da viagem, eu votaria em Cayo Largo. Sem exagero, é um daqueles lugares do mundo que a gente nunca mais esquece.

Como ir

No barco em Cayo Largo.

No barco em Cayo Largo.

De Havana a Varadero

Em ônibus da Viazul: 3 horas de viagem ,10 CUC .
Taxis coletivos: 2 horas de viagem, 15 CUC por pessoa se houver um grupo de 4 pessoas. Preço que encontrei diante da agência da Viazul. Negociável.
Transfer do hotel de Havana ao hotel em Varadero : 20 CUC. Atenção, como nas excursões, ônibus passa em todos os hotéis antes de seguir vigem. Cotação de referencia: 1 CUC= 1 dólar

De Havana a Cayo Largo
Passagem aérea: 160 Cuc (preço de abril 2015)
Excursão de 1 dia, incluindo passagem aérea, refeições e passeios de barco: 199 CUC.
Saida : 4h00 / Retorno: 22h00 no hotel de referência
Pacote de duas noites, incluindo passagem aérea e hotel: 280 CUC

FOTOS: Cassiana Pizaia
——————————————————————————-
Quer saber mais sobre sobre Cuba? Veja os outross posts sobre a ilha:

Dicas para planejar a viagem:

Cuba| Guia de Viagem: visto, dinheiro, internet, quando ir e o que fazer
– Quanto custa viajar para Cuba
Hospedagem em casa particular em Cuba: como escolher e reservar
Transporte em Havana
O que ( e onde) comer em Havana
Cuba: O que conhecer além de Havana

Passeios e destinos

O que fazer em Havana: um roteiro pelo centro histórico
O que (e onde) comer em Havana
Valle de Viñales
Trinidad: a cidade histórica mais charmosa de Cuba
Varadero: como ir, reservar hospedagem e circular sem pacote
Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo

postado por Cassiana Pizaia
  1. 8 jan2016
    Amanda

    Olá Cassiana,
    Estou procurando hotéis e passagens para Cayo Largo..
    Vc sabe com qual agência é possível contratar o pacote de Havana a Cayo Largo?

    Obrigada,
    Amanda

    • 10 jan2016
      Cassiana Pizaia

      Eu comprei minha excursão numa agência da Cubatur, em Havana. Mas, ainda no Brasil, fiz toda a pesquisa no site deles, http://www.cubatur.cu, que tem boas informações sobre passeios e pacotes para Cayo Largo e outros destinos a partir de Havana. Você pode entrar em contato com eles por e-mail (comercial@opcional.cbt.tur.cu). A agência, que é estatal como todas as outras em Cuba, costuma responder prontamente. Conte depois pra gente como foi sua negociação, Amanda. Boa sorte!

  2. 20 out2016
    Carla Alessandra

    Olá! Estou indo para Havana agora em novembro e queria fazer essa excursão para Cayo Largo… Vc acha que consigo comprar esse passeios de um dia chegando lá em Havana ou, o ideal seria já estar com tudo certo antes de chegar lá?m Pois o contato com as agências são lentos.,.. queria reservar mas não senti confiança… demoraram mais de 20 dias para responder um e-mail… preferia fazer chegando lá.. para tipo, 2 dias depois,,. Será que conseguimos? Obrigada e está excelente o post!!!

    • 31 out2016
      Cassiana Pizaia

      Carla, eu comprei a excursão para Cayo Largo em Havana dois dias antes da saída. Mas é bom procurar uma agência assim que chegar. Se deixar para última hora, os lugares podem estar esgotados. Obrigada e boa viagem.

  3. 3 nov2016
    Adriana Cavalcanti

    Excelente !!! Sonho em conhecer Cuba desde as aula de história sobre a revolução cubana … Sei que um dia quando conseguir não será uma viagem de apenas 10 dias, se pudesse passaria um mês… Cultura, história, praia é o que busco. Pretendo conhecer: Havana, Varadero e os Cayo. Vc acha que com 20 dias da p conhecer tudo ou 15 é suficiente? Em média quanto devo gastar com passeios, hospedagem e alimentação? Achei que minha viagem será bem parecida com a sua. Obrigada por essas belas informações.

  4. 15 jan2017
    Ana Dina

    Olá, amei suas dicas. Gostaria de saber se 10 dias em Cuba são suficientes para conhecer Havana, Trindad, Varadero e Cayo Largo. E se há outro lugar “imperdível “, que você indica. Também quero saber se tanto em Varadero quanto em Cayo Largo é fácil encontrar equipes de Mergulho. Pretendo ir no final de abril e gostaria de fazer pelo menos 2 mergulhos. Obrigada, um beijo

    • 17 jan2017
      Cassiana Pizaia

      Olá, Ana. Eu fiz este roteiro em 10 dias. Como meu interesse era conhecer os lugares e não ficar muitos dias na praia, foi sim suficiente. Você pode ficar 4 noites em Havana, duas em Varadero, duas em Trinidad e uma em Cayo Largo. Se optar por uma excursão de um dia ao cayo,como eu fiz, pode distribuir melhor os dias. Não esqueça de reservar uma noite em Havana na volta para não complicar seu retorno. Eu não mergulhei, mas há empresas que oferecem este serviço em Varadero e nos Cayos. Beijo!

Deixe seu comentário: