16.02.2015

Taipu de Fora: como chegar e aproveitar a melhor praia de Maraú

Taipu de Fora: como chegar e aproveitar a melhor praia de Maraú

Para aproveitar o melhor de Taipu de Fora, não dá pra esquecer da hora. Se fossem apenas as águas transparentes, a areia branca e os coqueirais, Taipu de Fora já seria a praia mais bonita da Península de Maraú, na Bahia. Mas o que já é muito bom fica espetacular se você estiver lá no momento certo.

O que fazer Península do Maraú

A mudança de cenário segue o ritmo cíclico das marés. É preciso que o mar chegue em seu nível mais baixo, durante as luas nova e cheia, para que os corais comecem a despontar da água.

Quando finalmente eles fecham o arco quase completo diante da praia, retendo as ondas a vários metros da areia, surge Taipu em sua forma mais exuberante, uma das praias mais belas do Brasil.

O que fazer Península do Maraú - TaipuLagoas de águas mansas formam um espelho d’água de quase um quilômetro de extensão, perfeito para ver os peixes coloridos que vivem perto dos recifes.

Se além de tudo for um dia de sol (sim, você também vai precisar de sorte), as águas da piscina natural ganham tons mesclados de azul e verde.

O instante exato do espetáculo ocorre duas vezes em 24 horas, uma delas sempre durante a noite. Por isso é fundamental consultar a Tábua de Marés (veja aqui) quando ainda estiver planejando a viagem. Preste atenção à lua e à hora exata da maré mais baixa na região de Ilhéus (o ponto de medição mais próximo).

O que fazer Taipu de Fora (5)O que ver Taipu de ForaCalcule tudo para estar um pouco antes da hora no ponto exato, o canto em que os corais quase tocam a praia. Dalí você vai ver de perto toda a transformação de Taipu. E nadar com os peixinhos antes que dezenas de pés-de-pato se coloquem entre você e eles.

O que fazer Taipu de Fora (7)Mesmo depois da chegada dos grupos de turistas (sim, eles também sabem a hora da maré baixa), dá para aproveitar com calma o tempo curto em que os corais conseguem barrar as ondas. Basta nadar acompanhando os recifes. Ou apenas aproveitar a transparência da água rasa.

Não é precisa instrutor, nem equipamento sofisticado. Não precisa nem mesmo saber nadar.

O que fazer Taipu de Fora (4)Bancas na areia alugam óculos, snorkel e colete salva-vidas por dez reais cada item por hora. O suficiente para flutuar sem medo mesmo nos pontos mais profundos

Taipú com coqueiros e ondasE depois? Em no máximo duas horas, o mar volta a cobrir os corais e as ondas retornam à praia. As barracas na beira da praia lotam para o almoço e esvaziam depois conforme a maré sobe.

Guarda-sóis na praia de Taipu de ForaAinda não há muitos restaurante e pousadas em Taipu de Fora. No fim da tarde, a maior parte dos turistas volta para as jardineiras, veículos 4×4 com carroceria adaptada e resistência para percorrer as estradas de terra da península.

De Taipú até o povoado de Barra Grande, ao norte de Maraú, são apenas 40 minutos de estrada. Barra Grande fica mais perto do porto e tem a melhor estrutura turística da península. De lá, saem passeios para outras praias e lugares ainda pouco explorados desta região da Bahia.

– O que fazer e viver na Península de Maraú

Corais e mergulhadores Taipú de ForaMas não se engane. O seu horário de sair e chegar, de almoçar e até de acordar na Península de Maraú vai depender dos humores, das cores e do ritmo da maré em Taipu.

Fotos: Cassiana Pizaia

Guia Rápido de Taipu de Fora – Península de Maraú

COMO CHEGAR EM TAIPU DE FORA A PARTIR DE CAMAMU

A melhor maneira de chegar à Península de Maraú, onde fica Taipu de Fora, é pelo mar. Barcos e lanchas rápidas partem durante o dia todo do porto de Camamu, há 194 km de Salvador (quase quatro horas de estrada!) e 136 Km de Ilhéus.

Ao chegar à cidade, procure na orla a empresa Camamu Adventure, que tem embarcações confortáveis e seguras. O percurso em lancha rápida dura cerca de meia hora e custa vinte reais por pessoa (valor em janeiro de 2015). Barcos maiores levam uma hora e meia.

O caminho até Barra Grande entre as ilhas e praias da belíssima Baía de Camamu já vale por um passeio.

Como chegar em Taipu de Fora

COMO IR DE BARRA GRANDE A TAIPU DE FORA

Da vila de Barra Grande saem várias jardineiras para Taipu de Fora e as outras praias de Maraú. São na verdade veículos 4×4 com carroceria adaptada para o transporte de passageiros.

O ponto das jardineiras e dos taxis ( sim, existem alguns) é perto da pracinha principal .O transporte até Taipu custa 20 reais por pessoa. É possível negociar a volta e passeios mais longos incluindo outros lugares na Península.

Como chegar Taipu de ForaTambém é possível chegar de carro mas o percurso pela BR 030 a partir de Itacaré tem mais de 40 quilômetros de terra, nem sempre bem conservados. No verão, a estrada costuma estar em melhor estado mas a situação pode mudar dependendo das condições do tempo. O mais seguro é ir num veículo 4×4.

ONDE FICAR NA PENÍNSULA DE MARAÚ

Há poucas opções de hospedagem em Taipu de Fora e outras praias próximas.

Se você gosta de movimento à noite e mais opções de bares e restaurantes, é melhor ficar em Barra Grande. O povoado tem pousadas de vários padrões, é bem organizado e tem boa infraestrutura. As ruas são de terra e não há sinal de celular.

Ficar em Barra Grande também tem a vantagem de estar pertinho do trapiche de onde saem as embarcações para Camamu, o que pode ser bastante útil numa emergência.

O QUE COMER EM TAIPÚ DE FORA

Duas barracas grandes servem frutos do mar em frente à piscina natural de Taipu. A comida é boa mas os preços são salgados. Uma moqueca mista de peixe e camarão custa entre 80 e 90 reais para duas pessoas (valores de janeiro de 2015). A comida mais gostosa, na minha opinião, é a do Restaurante Buda Beach.

O que comer Taipu de ForaUma opção de comida saborosa e barata é o Acarajé da Zezé, em frente à praia. Custa seis reais cada e é uma delícia. Só tome cuidado com a pimenta!

MAIS SOBRE A BAHIA

O que fazer e viver na Península de Maraú
Ilhéus: Roteiro na terra de Gabriela
De ônibus pelas praias de Salvador
Pelourinho: um passeio pela história de Salvador

postado por Cassiana Pizaia
  1. 17 fev2015
    Jessx

    Lugar lindo, de praias lindas, mar calmo e bonito.. vale a pena a visita!

Deixe seu comentário: