Cuba

Trinidad: O que fazer, ver e ouvir na cidade mais charmosa de Cuba

Trinidad: O que fazer, ver e ouvir na cidade mais charmosa de Cuba
25 jun 2015
Atualizado em: 25/08/2017

A pequena e histórica Trinidad é o contraponto perfeito à capital Havana. No meu primeiro dia na cidade, acordei com uma sinfonia de galos. Parecia uma orquestra, cantando pela cidade inteira, inclusive ao lado da casa onde fiquei hospedada. Meu anfitrião Tony montou o café da manhã ( delicioso por sinal!) no quintal e começamos o dia com uma boa conversa. Trinidad já começou a me ganhar ali.

Há quatro anos, Toni trocou o emprego com engenheiro para atender seus hóspedes em tempo integral. Com o movimento cada vez maior de turistas, a casa dele e da maioria dos moradores do centro da cidade estão se tornando pequenas pousadas.

 

Cuba - Onde ir

Plaza Mayor

Plaza Mayor

 

Ainda assim, Trinidad não perdeu o ar de cidade do interior. O melhor horário para sentir isso é bem cedo. Sem os ônibus de excursão e com os museus ainda estão fechados, dá pra fotografar e explorar sem pressa as ruas que seguem em direção à Serra de Escambray.

Se estivesse em Havana, encontraria os moradores pegando ônibus ou lotando os velhos taxis coletivos. Aqui, a gente houve as patas dos cavalos e as rodas das charretes sobre as pedras da rua. Alguns carregam a família na garupa da bicicleta.

Cuba - Trinidad 2Cuba - Trinidad 1

 

A maioria das casas foi construída antes de 1850, no auge da produção e da exportação de açúcar, tradicional em Cuba até hoje. Depois a decadência econômica e as guerras de independência de Cuba estagnaram a cidade durante mais de um século. A menos de 270 quilômetros de Havana, Trinidad ficou isolada por mais de um século, quase parada no tempo.

 

Cuba - Onde ir I.
No fim anos 80,o governo cubano precisava dos turismo para sair da crise depois da queda da União Soviética. A restauração revelou um tesouro histórico, veio o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco e os turistas acharam o caminho.

 

Janelas e portas de Trinidad

Janelas e portas de Trinidad

Cuba - Onde ir

 

Hoje dá gosto andar pelas ruas de pedra, entre as casas cobertas com telhas de barro e fachadas em tons pastel. Quase todas as construções estão bem conservadas, com portas e janelas emolduradas por grades trabalhadas em madeira e ferro. Uma graça!

Em muitas delas, cortinas finas protegem do sol os móveis antigos na sala de visitas. Ouve-se o som do rádio, gente conversando no meio da rua, e o canto dos pássaros nas gaiolas penduradas na frente das casas.

Até o artesanato parece escapar daquela pasteurização que a gente costuma ver em destinos turísticos, inclusive em Cuba.

Trinidad - Cuba 2O que ver em Trinidad 3

As bordadeiras estendem suas toalhas brancas nas feiras de artesanato, ao lado de esculturas e chapéus. O ponto mais tradicional da cidade, me contou uma delas, imita os desenhos das pedras da rua.

Quando os grupos vindos de Havana e Varadero começam a se espalhar pelo labirinto das ruas, a trilha sonora muda de novo. Grupos tradicionais de música cubana se apresentam nas ruas em troca de alguns CUCS ( pesos convertíveis, usados pelos turistas em Cuba).

 

Trinidad - o que ver

E eles não estão apenas nas ruas. Ouve-se música o tempo todo também nos bares, restaurantes e casas de cultura. Do som mais autêntico às variações mais atuais dos ritmos caribenhos.

No final da tarde, depois que as excursões partem, a música toma conta da cidade de vez. Quem ficou, encontra um canto em uma das tavernas centenárias. Foi assim que terminei meu dia: diante do um prato de frutos do mar, ouvindo a orquestra tocar.

O QUE VISITAR EM TRINIDAD

A vida em Trinidad gira em torno da Plaza Mayor, onde fica a Igreja da Santíssima Trinidad. Mas é melhor deixar para aproveitar seus belos jardins no fim da tarde, quando o calor diminui. No meio do dia, antes que você comece a suar, o melhor é visitar os museus que estão em volta.

Todos funcionam nas antigas mansões dos fazendeiros mais ricos nos séculos 18 e 19.
Trinidad - Museu Romântico

O Museu Romântico
O Palácio Brunet, onde funciona o museu, mostra a decoração luxuosa da época em detalhes. Afrescos delicados cobrem as paredes. Obras de arte francesas e italianas, cristais, peças de cerâmica e móveis austríacos pintados à mão decoram as salas. Na cozinha, até o fogão a lenha mantém os azulejos originais.

Trinidad - Museu Romântico 1

Museu de Arqueologia
Funciona em um casarão com as mesmas características do Palácio Brunet mas sem tanta sofisticação. Objetos de pedra, cerâmica e ferro resumem a história da região, do Paleolítico até o século XIX. Um busto no pátio interno lembra a passagem do naturalista alemão Alexander von Humboldt, que se hospedou na casa.

Museu de Arquitetura Colonial

Cuba- TrinidadA bela fachada azul do casarão se destaca na lateral da praça. O museu guarda uma coleção uma de portas, fechaduras, grades e janelas típicos da cidade.

Casa de Rafael Ortiz

Trinidad - O que verTrinidad - Cuba - O que ver

A sacada da casa, bem em frente à igreja, é o melhor lugar para visualizar todo o conjunto da Plaza Mayor. O casarão elegante é hoje uma galeria que expõe obras de vários artistas da região. A restauração manteve nas paredes um tom natural de passagem do tempo que combina com as pinturas, as janelas e a estrutura em madeira do teto.

Casa de la Trova
Um bom lugar para ouvir os grupos trandicionais de Trinidad. O ambiente é simples e descontraído, com bar e espaço para dança.
Endereço:Esquina das calles F.H.Echerri e J. Menéndez, quase ao lado da Igreja de la Santísima Trinidad.

PARA VER TRINIDAD DO ALTO

O que ver em Trinidad I

Torre da Igreja de São Francisco
A torre amarela da Iglesia y Convento de San Francisco é a principal referência na paisagem de Trinidad. No alto do campanário, aberturas enquadram o casario antigo em várias direções.

Sinos da Igreja de São Francisco e vista da Plaza Mayor.

Sinos da Igreja de São Francisco e vista da Plaza Mayor.

 

O campanário foi o que sobrou do complexo religioso criado pelos jesuítas em 1730. Hoje, o primeiro piso é ocupado pelo Museu de la Lucha contra Bandidos. Bandidos, no caso, eram os contrarrevolucionários que se refugiaram na Serra de Escambray.
Endereço: Calle Hernandez Echerri , esquina com Calle Guinart, a uma quadra do Museu Romântico

Palácio Cantero

Cuba - Trinidad I

Para incluir o campanário na fotografia, vá até o Palácio Cantero, onde funciona o Museu Histórico Municipal. Da torre do casarão, têm-se uma vista panorâmica de toda a cidade e da Serra de Scambray.

No primeiro piso, mapas , objetos e móveis antigos contam a história da região. O hall de entrada, com arcos, afrescos e piso decorado é o mais bonito da cidade.
Endereço: Calle Bolívar, 423, a duas quadras do Museu de Arqueologia.

Guia prático de Trinidad

Como chegar em Trinidad

Onibus Viazul:

 

Ônibus da Viazul de Varadero para Trinidad

Ônibus da Viazul de Varadero para Trinidad

 

São três linhas linhas diárias. A passagem custa 25 CUCS ( o equivalente a 25 dólares)e o tempo de viagem varia de 6 a 9 horas dependendo da linha. O site da Viazul mostra todos os preços e horários dos ônibus entre as maiores cidades cubanas. É possível comprar as passagens usando cartão de crédito.

Eu fiz o roteiro Havana- Varadero- Trinidad todo em ônibus da Viazul. Os carros são climatizados, confortáveis e pontuais. Há bons locais de parada no caminho. É importante chegar sempre uma hora antes do embarque.

Varadero: como ir, reservar hospedagem e circular sem pacoteDe taxi particular (os almedrones) ou transfer
Com exceção de Varadero e dos cayos, há taxis particulares legalizados em todas as maiores cidades cubanas. A maioria funciona em esquema de lotação, ou seja, você divide o taxi e o preço com outros passageiros.

Se tiver receio de contratar um destes taxis na rua, peça ajuda ao pessoal do hotel ou ao proprietário da casa onde estiver hospedado. O Tony, meu anfitrião, fez o contato com o serviço de transfer para Havana.O carro era grande e novo, coisa rara em Cuba.

Dividindo o carro com outras pessoas, paguei 35 CUCS. Fizemos o percurso de 450 quilômetros em quatro horas, com uma parada em Cienfuegos. A estrada é boa e com pouco trânsito.

ONDE SE HOSPEDAR EM TRINIDAD

Apesar do grande número de turistas, o único grande hotel do centro da cidade é o Iberostar Grand Hotel Trinidad.É um hotel luxuoso, que não aceita crianças e cobra caro pela exclusividade.

Em compensação, há uma grande oferta de bons quartos para alugar nas residências particulares. Na hora de escolher onde ficar em Trinidad, prefira as casas mais próximas da Plaza Mayor, onde ficam os restaurantes, as agências e os taxis.

 

A casa do Tony

A casa do Tony

Eu fique hospedada na Casa Blue Media Luna a uma quadra da praça. A maioria das casas tem um nome para facilitar a identificação. A do Tony tem suítes independentes e está estruturada como uma pequena pousada.

O proprietário Tony Romero foi um anfitrião atencioso e simpático, pronto para ajudar e dar qualquer informação.
Endereço da Casa Blue Media Luna: Calle Ernesto Valdez Muños ( Media Luna) número 47.
Contatos do Tony: (53) 41 996781/ (53) 53807097/ (53)53 809113. Ele não tem e-mail.
Onde fiz a reserva: www. casaparticularcuba.org. Explico melhor como reservar quartos em casas particulares aqui:

Hospedagem em casa de cubanos: como escolher e reservar

ONDE COMER EM TRINDAD

Não faltam opções e a comida, no geral, não é cara. Como no resto da ilha, peixes, camarões e lagostas são a melhor parte dos cardápios. Gostei de dois lugares em especial.

Restaurante Trinidad Colonial

 

Camarones à la salsa diabla.

Camarones à la salsa diabla.

 

O restaurante fica numa bela casa colonial, a poucas quadras da Plaza Maior. Os pratos, bonitos e caprichados, custam a partir de 6 CUCS (o equivalente a 6 dólares). Paguei 8,25 CUCS nos deliciosos camarones a la salsa diabla.
Endereço: Esquina das ruas Maceo e Cólon.

Taverna La Botija
Abre 24 horas e serve do café da manhã ao jantar. À noite, o lugar é uma delícia. Bandas locais tocam música cubana moderna, o ambiente é animado e a comida sai direto do forno a lenha para a mesa. O prato generoso de filé de peixe fresco custou 8,50 CUCS. É individual mas serve facilmente duas pessoas.
Endereço: Esquina das ruas Boca com Amargura, a uma quadra da Iglesia de San Francisco.

Gelateria Artigianale
Pertinho da Plaza Maior, serve sorvetes artesanais deliciosos de diversos sabores, inclusive mamão, manga, milho, tamarindo e limão. Cada bola custa 1, 50 CUC.
Endereço: Calle Real Del Jigue, a uma quadra da Plaza Mayor.

INTERNET e E CASA DE CÂMBIO EM TRINIDAD

A Calle Maceo concentra grande parte destes serviços. Há um cyber café na confeitaria Dulcinéia, na esquina com a Simon Bolívar. Vinte minutos de internet custam 3 CUCS. Uma quadra adiante, você encontra uma agência da Cubatur. Em frente, saem os ônibus e taxis para as praias da região. A casa de câmbio (CADECA) fica depois da esquina com a Calle Santo Domingo.

 

Parque Céspedes

Parque Céspedes

A Calle José Marti, paralela à Maceo, leva ao Parque Céspedes, onde há um telepunto da Ectesa ( a empresa cubana de comunicação) e vários orelhões. Em torno do parque, estão o Hotel Iberoestar, o prédio da Assembleia Municipal e algumas lojas de produtos importados.

PRAIA ANCÓN E OUTROS PASSEIOS PERTO DE TRINIDAD

Praia Ancón

Praia Ancón

A praia de Ancón fica numa península a 13 quilômetros de Trinidad por estrada asfaltada. É um lugar bonito, com mar azul e areia branquinha ( com muitas algas), mas a infra infraestrutura ainda é bem limitada. Há uma lanchonete no local, mas com pouquíssimas opções de bebida e alimentação. Se for passar o dia, considere levar um lanche.

A forma mais barata de chegar lá é pegar um dos micro-ônibus que partem da Calle Maceo, em frente à Cubatur. A passagem de ida e volta, vendida na Cubatur, custa 5 CUCS. O ônibus sai 3 vezes ao dia, mas vai lotadíssimo. Dividir um taxi particular na ida é uma boa alternativa mas não esqueça de negociar o retorno com o motorista. Não há taxi na praia e o ônibus volta completamente abarrotado. Teve até briga pra embarcar!

Horários de saída: 9h, 11h e 14h
Horário de retorno: 12h30, 15h30, 18h00

As agências da Cubatur vendem pacotes de um dia para a Serra de Scambray, para Cayo Blanco ( 60 CUCS) e para o Vale dos Ingenios ( 29 CUCS), uma região com antigas construções da época áurea do açúcar.

Fotos: Cassiana Pizaia

————————-
Mais posts sobre Cuba

Dicas para planejar sua viagem:

Guia de Cuba: visto, dinheiro, internet, quando ir e o que fazerQuanto custa viajar para Cuba com economia
Transporte em Havana: entre ônibus, bicitaxis e almendrones
Cuba hoje: O que já mudou na ilha

Para escolher seu roteiro:

O que fazer em Havana: Um roteiro pelo centro antigo
O que fazer em Havana: O bairro de Centro Habana
Cuba: onde ir além de Havana
Praias de Cuba: Cayo Largo e Varadero
O Valle de Viñales
Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo, em Cuba

por Cassiana Pizaia
compartilhe:

Veja também: